sábado, 11 de abril de 2009

EXERCICIOS PARA AUMENTAR O EM DEHORS



Uma das coisas que preocupam um estudante de Ballet em seu caminho para melhorar sua técnica e suas habilidades, sem dúvida é o en dehors. A preocupação é justificada: o en dehors comanda os movimentos no Ballet, sem falar que não é muito bonito ver um bailarino não fechar uma quinta direito ou fazer um pas couru com os pés voltados pra frente. No entanto, antes de ficarem desesperados, saibam que um en dehors de 180 graus não é necessário para se fazer Ballet. E mais: ter um en dehors escandaloso não é suficiente para se criar um bailarino. É muito mais bonito ver alguém com en dehors razoável, mas que executa os passos de forma limpa e tem expressividade do que alguém com en dehors digno do Bolshoi, mas que é incapaz de esticar os pés, não termina os movimentos direito ou dança com cara de parede.
Outra coisa que vocês precisam saber é que o en dehors é grandemente determinado pela forma de sua pélvis, mas precisamente pela rotação da cabeça do fêmur na pélvis. Outras coisas que influenciam são os ligamentos e os músculos dos seus quadris e isso pode ser diferenciado nos lados do corpo. Eu, por exemplo, tenho mais en denhors no lado esquerdo do que no direito.
Hoje estou trazendo uma série de exercícios chamada “A Dança do en dehors” que fazem parte de uma aula com intuito de aumentar o dito cujo. Esses exercícios são de autoria de Irene Dowd, uma coreógrafa que trabalha com o National Ballet School of Canadá.

Exercício 1
Deite-se de lado tentando manter a posição que você teria se estivesse em pé
Dobre os joelhos até os pés ficarem alinhados com os quadris
Levante a perna de cima (ainda dobrada), tentando girar seu en dehors ao máximo. Segure a posição por duas contagens de 8 e repita 4, 8 ou 16 vezes

Exercício 2
Deite de lado e dobre as pernas pra trás num ângulo de 90 graus com as coxas.
Desenhe o número 8 com o joelho, para fora e para dentro. Repita 4, 8 ou 16 vezes

Exercício 3
Deitada de lado com as pernas dobradas, faça um developpé com o pé apontando para cima. Faça um enveloppé de modo que o pé fique na frente do joelho da outra perna
Repita o movimento, mas desça o pé um pouco atrás do joelho desta vez.
Sem tirar o pé dessa posição, desça o joelho e você sentirá a coxa se alongando.

Exercício 4
De barriga pra baixo, posicione as pernas como se estivesse fazendo um sous-sous (com a perna que você vai trabalha em cima)
Faça 4, 8 ou 16 círculos com essa perna, primeiro en dehors, depois en dedans

Lembrando que o correto para se fazer qualquer exercício de ballet é acompanhado de um coreógrafo ou bailarino formado, um exercício mal feito pode causar contusões graves, por isso o que escrevo são somente dicas, fornecidas por uma bailarina experiente.

Boa sorte!!

5 comentários:

  1. espero que me ajude, sou um fracasso com relação ao en dehors
    BJS
    Thaís grade 6-Royal

    ResponderExcluir
  2. Nçao entendi nada!!!
    Você devia explicar melhor, de forma que não ficasse tão confuso!!!

    ResponderExcluir
  3. Só não consegui fazer o número 3 ( porque ainda não cheguei nesse nível ) mas farei esses exercícios diariamente durante as minhas férias!
    Obrigada pelas dicas! Beijinhos *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Adorei as dicas, comecei a fazer aulas de ballet faz um ano, tenho 22 anos, hehe, não está tão facil assim p mim adquirir o en dehors, mas estou me eforçando p conseguir, e adorei suas dicas, vou salva-las e levar para minha professora me ensinar certinho a fazer estes alongamentos, esperto um dia conseguir pois amo a dança e principalmente ballet desde criancinha. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não entendi muito bem da para colocar
    ilustrações desenhos fotos qualquer coisa
    para eu poder entender melhor?

    ResponderExcluir