quinta-feira, 17 de março de 2011

O QUEBRA-NOZES

Estréia: teve sua primeira apresentação no dia 18 de dezembro de 1892.

Coreografia: A coreografia original é creditada normalmente a Marius Petipa e seu assistente Leon Ivanov.


Bailarinos de estréia: Depois de mais de 50 anos de história, um dos mais marcantes "Quebra-nozes" foi realizado em 1954 no New York City Ballet, com coreografia de George Balanchine.
Este Ballet foi apresentado por Rudolf Nureyev, Royal Swedish Ballet (1967) e England's Royal ballet (1968) e Mikhail Baryshnikov, American Ballet Theatre (1976). Com tantas produções deste ballet, ele se tornou um dos mais lembrados no repertório clássico de natal, no teatro , no balé e no gelo.

História

A história se passa na Europa Oriental, durante o século XIX. Um médico e prefeito da cidade, Jans Stahlbaum se maravilha ao realizar um Natal para sua família e amigos. Seus dois filhos, Clara e Fritz, esperam ansiosos por seus convidados. A neve traz uma atmosfera festiva enquanto os convidados chegam. Atrasado, como sempre, chega Herr Drosselmeyer, padrinho de Clara, que chega com grande festa. Ele entrete todos os espectadores com seus bonecos dançantes. Todas as crianças recebem presentes.
Com um pouco de inveja, Clara pergunta a Drosselmeyer por seu presente.
Ele brinca com ela e depois a oferece um presente bem diferente, um quebra-nozes. Encantada, Clara logo se fascina pelo brinquedo.
Seu irmão rouba seu presente e o quebra, deixando Clara desapontada. Drosselmeyer conserta o pobre quebra-nozes, mas Clara ainda está desapontada. Mas o padrinho promete que tudo ficará bem. A noite chega e os convidados começam a deixar a casa.
Clara vai para a cama, mas ela acorda de repente no meio da noite e vê que seu querido Quebra-Nozes tomar vida. Óh não! Surgem ratos malvados de todos os lados! Eles estão sendo comandados pelo Rei dos Ratos, que corajosamente é derrotado pelo quebra-nozes. De lá eles são transportados para uma terra de magia, numa embarcação especial. Lá o Quebra-Nozes se transforma num encantador Príncipe. Eles atravessam uma terra encantada onde encontram os dançantes flocos de neve.
Avisada pelos anjinhos, a Fada Açucarada fica sabendo que o príncipe e sua acompanhante chegam, e assim convoca todo o povo de seu Reino dos Doces. Ao chegar, o príncipe conta suas aventuras como quebra-nozes, e em seguida os dois são deliciados com as mais gostosas guloseimas, com todos os personagens do reino dos doces dançando para eles. Ao final, Clara acorda e percebe que tudo foi um sonho.

Fonte: Fec/Unicamp

3 comentários:

  1. estou feliz que vc voltou a postar: segue meu blog? http://www.sapatilhadeballet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Tamirys, já estou seguindo.. muito bom seu blog! bjss Corajosa vc com a cobra heim!

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era criança e dançava ballet, o primeiro grande espetáculo que assistí fo o Quebra Nozes no Teatro Municipal do Rio. Foi incrível ler a históri aqui porque me fez lembrar de cenas muito guardadas na minha memória. Sou sua nova seguidora e to com um blog novinho em folha . Ainda vou falar muito sobre dança lá (:

    ResponderExcluir